REVISÃO DA PENSÃO DE DIVÓRCIO SÃO CASOS A PARTE

Publicado em 16 de Janeiro de 2026

O tribunal de São Paulo decidiu que pedir revisão da pensão é um processo separado de um divórcio ou de outros temas anteriores. Isso significa que não precisa necessariamente ficar na mesma vara onde o divórcio foi julgado.

 

O caso envolveu um conflito entre duas varas, depois que uma ação para revisão de pensão foi distribuída livremente para outra vara, e não para onde tinha corrido o divórcio. O tribunal confirmou que essas ações têm causas e pedidos diferentes, então podem tramitar de forma independente.

 

A decisão também levou em conta que o processo de divórcio já estava encerrado definitivamente, reduzindo risco de decisões conflitantes entre varas diferentes.

 

Por isso, manteve-se a vara escolhida originalmente para a revisão da pensão Para quem precisa ajustar valores de pensão, o processo pode ser iniciado de forma mais flexível, sem ficar preso automaticamente ao mesmo juízo do divórcio passado.

 

Isso pode ajudar a acelerar a análise e evitar deslocamentos desnecessários de processo entre varas.

RELACIONADAS

20 de Novembro de 2025

BLINDAGEM PATRIMONIAL: DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURIDICA

LEIA MAIS

10 de Dezembro de 2025

JUSTIÇA RECONHECE PATERNIDADE SOCIOAFETIVA APÓS MORTE DE PADRASTO

LEIA MAIS

FALE CONOSCO

Envie sua mensagem. Nossos especialistas entrarão em contato, prontos para oferecer soluções personalizadas e atender suas necessidades jurídicas.

FAÇA PARTE DO FFA

Ao clicar em enviar, você concorda com os termos e condições da nossa Política de Privacidade

Atuamos com equipe especializada para garantir a conformidade com a LGPD, protegendo dados pessoais e reforçando a confiança e a reputação da sua empresa. Para falar sobre LGPD: comunicacao@ffa.com.br