O JULGAMENTO JUSTO COMEÇA COM A CITAÇÃO VÁLIDA

Publicado em 27 de Novembro de 2025

Um julgamento só pode ser considerado justo quando o acusado tem a chance real de se defender , e isso começa pela citação válida. Sem ela, não há ciência da acusação e, portanto, não há defesa.

 

E na Justiça Desportiva não é diferente. Embora tenha suas particularidades, ela deve seguir os mesmos princípios previstos na Constituição e em tratados internacionais: contraditório, ampla defesa, imparcialidade e direito de ser ouvido. Sem que o atleta, técnico ou dirigente seja corretamente notificado, qualquer julgamento é nulo, pois o processo se torna desigual: apenas a Procuradoria tem conhecimento dos atos.

 

A legislação esportiva é clara. O art. 74 do CBJD determina que a citação seja pessoal sempre que possível. Comunicar o clube não significa citar o atleta, especialmente quando ele já não faz mais parte da equipe. Se não houver prova de que o acusado foi corretamente citado, o tribunal deve paralisar o julgamento ou anulá-lo por completo.

 

Esse vício pode ser reconhecido a qualquer tempo, inclusive por petição.

RELACIONADAS

16 de Dezembro de 2025

CLÁUSULA COMPENSATÓRIA DESPORTIVA

LEIA MAIS

20 de Janeiro de 2026

JOGADOR LESIONADO OBTÉM INDENIZAÇÃO APÓS DANO OCUPACIONAL

LEIA MAIS

FALE CONOSCO

Envie sua mensagem. Nossos especialistas entrarão em contato, prontos para oferecer soluções personalizadas e atender suas necessidades jurídicas.

FAÇA PARTE DO FFA

Ao clicar em enviar, você concorda com os termos e condições da nossa Política de Privacidade

Atuamos com equipe especializada para garantir a conformidade com a LGPD, protegendo dados pessoais e reforçando a confiança e a reputação da sua empresa. Para falar sobre LGPD: comunicacao@ffa.com.br