STJ PREVÊ QUE IBC E CBS TEM POTENCIAL DE TRIPOLICAR O ATUAL CONTENCIOSO TRIBUTÁRIO

Publicado em 22 de Dezembro de 2025

Um relatório emitido pelo STJ sobre os impactos da reforma tributária no Poder Judiciário indica que os novos tributos, IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) têm o potencial de triplicar o atual contencioso tributário.

 

Só no STJ, em 2024, foram apresentados cerca de 63 mil casos fiscais - cerca de 19 mil sobre os impostos que serão substituídos (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS). Para o STJ, a reforma tributária tem potencial de elevar o contencioso judicial tributário a parâmetros inéditos, “esgotando os recursos do Poder Judiciário”.

 

O diagnóstico também trata sobre quem deverá julgar os processos sobre os novos tributos e diverge da proposta apresentada pela Advocacia-Geral da União (AGU). Ao invés de misturar juízes estaduais e federais em varas especializadas, os ministros defendem que essa responsabilidade deve ficar com a Justiça Federal.

RELACIONADAS

14 de Janeiro de 2026

SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA PARA A REFORMA TRIBUTÁRIA?

LEIA MAIS

FALE CONOSCO

Envie sua mensagem. Nossos especialistas entrarão em contato, prontos para oferecer soluções personalizadas e atender suas necessidades jurídicas.

FAÇA PARTE DO FFA

Ao clicar em enviar, você concorda com os termos e condições da nossa Política de Privacidade

Atuamos com equipe especializada para garantir a conformidade com a LGPD, protegendo dados pessoais e reforçando a confiança e a reputação da sua empresa. Para falar sobre LGPD: comunicacao@ffa.com.br